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Arquitetos: VolumeOne
- Área: 33844 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:neo Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Hefei No.45 está localizada no centro do distrito de "Parque Florestal" uma extensão urbana ao norte da Cidade de Hefei, na Província de Anhui, China. O terreno de 3.9-hectares ocupa uma quadra inteira dentro da cidade, nas esquinas das Ruas Guzhen e Lanmei.
O projeto tem como objetivo implementar e reforçar conceitos pedagógicos contemporâneos, que interpretam a educação como um processo de empoderamento de desenvolvimento sobre tópicos variados. A arquitetura é portanto mais oportunista que restritiva. A composição dos programas incentiva um alto grau de mobilidade dentro da escola, onde estudantes não mais aprendem sozinhos nas salas de aula, mas utilizam as áreas comunais também.
O espaço amplo é proporcionado para atividades e movimento entre as áreas centrais do programa, criando uma variedade de atmosferas e espaços adequados para as necessidades de aprendizado e brincadeiras dos alunos. Aqui tomou-se especial cuidado na criação de espaço adicional para quebrar a rigidez do ambiente educacional, comumente visto nos edifícios de escolas tradicionais da China.
O projeto dá igual importância na transmissão de conhecimento estruturado com a sala de aula e o aprendizado orgânico nos pátios da escola, proporcionando uma experiência educacional equilibrada.
Como resultado, a estratégia do paisagismo se torna o ator principal, mantendo o pátio da escola com quase a mesma área do terreno em si, enquanto acomoda 34.000 m² para abrigar 2.400 alunos e um total de 48 salas de aula. A combinação do espaço limitado com as necessidades do programa extensivo estimula uma solução de projeto inovador e fora do comum.
Para maximizar as áreas externas e proporcionar paisagem vívida com espaços diferenciados, pátios, áreas de jogos e quadras esportivas, além da biblioteca, refeitório e ginásio estão integrados ao projeto paisagístico. As áreas associadas de cobertura são utilizadas como uma parte acessível do pátio. Essas áreas estão conectadas com o sistema geral dos jardins através de uma variedade de rampas verdes e escadarias de grandes proporções.
As salas de aula, assim como as salas dos professores, estão em alas lineares elevadas por colunas, criando uma forte relação entre os edifícios e a paisagem a medida que as áreas inclinadas acessíveis parecem escorregar para debaixo das salas de aula e as áreas comuns abaixo. O resultado é uma paisagem que não apenas proporciona áreas externas necessárias para o número de crianças, mas também incentiva brincadeiras inventivas e cria oportunidades para atividades ao ar livre que estão direta e indiretamente relacionadas com os processos de aprendizado da escola.
As salas de aula são eventualmente interrompidas para criar pequenas áreas de estar, com capacidade para abrigar locais de estudo, para trabalhos extra classe, brincadeiras e exposições. Ao invés de isoladas do solo, as salas de aula estão conectadas aos jardins e programas abaixo através da variedade de pontos de acesso e escadas, criando uma infinidade de caminhos de circulação em toda a escola.
Esses caminhos alternativos criam um ambiente estimulante enquanto oferece um alívio para a eventual circulação de uma escola com 2.400 alunos. O sistema de circulação conta também com duas passarelas metálicas, uma conectando as salas de aula ao norte e as do sul, e permitem que os alunos e funcionários tomem atalhos entre as salas de aula, além das vistas para as quadras esportivas.
Um eixo norte e sul na parte mais ocidental do complexo conecta as quatro alas de salas de aula com um hall central e proporciona acesso aos jardins no segundo pavimento. Entre as diferentes opções de circulações para cada elemento do programa na escola, o eixo age como a orientação principal para os principais programas. O hall central, localizado dentro deste volume norte sul, se torna o núcleo do complexo: um grande hall de entrada de pé direito triplo para eventos importantes.
Uma grande escadaria atua como o elemento central multiuso. Com grandes patamares, convida a encontros informais, proporciona espaço para leitura ou ponto de encontro. Além disso, o espaço pode ser utilizado como um anfiteatro para eventos especiais. As escadas se estendem para fora, conectando o grande Hall com o espaço primário de terraços jardins.
A composição geral do complexo conversa com a educação da criança. Os jardins e o programa, em tons de cinzas simples, pavimento de granito e encostas vegetalizadas apresentam uma base sólida para o aprendizado.
As quatro alas de salas de aula elevadas se diferenciam através de uma fachada vibrante de vermelhos e laranjas; o posicionamento de janelas de diferentes proporções criam um jogo coerente com o padrão irregular da fachada para alcançar uma imagem forte e mas ainda divertida. A vibração das cores pode ser vista de longe e se destaca no bairro que está inserido.