Escola Hefei No.45 / VolumeOne

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  • Arquitetos: VolumeOne
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  33844
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:neo Studio
  • Equipe De Projeto: Lars Gräbner, Christina Hansen, Kelly Raczkowski, Yukun Xu, Shaoxuan Dong, George Cowan Carter, Xiaoqi Wang
  • LDI: HFUTADI Studio 2, Hefei, Anhui Province, China, Xiaojie Qi, Yadong Zhou, Yi Yang, Wen Tang
  • Cidade: Hefei
  • País: China
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Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Hefei No.45 está localizada no centro do distrito de "Parque Florestal" uma extensão urbana ao norte da Cidade de Hefei, na Província de Anhui, China. O terreno de 3.9-hectares ocupa uma quadra inteira dentro da cidade, nas esquinas das Ruas Guzhen e Lanmei.

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O projeto tem como objetivo implementar e reforçar conceitos pedagógicos contemporâneos, que interpretam a educação como um processo de empoderamento de desenvolvimento sobre tópicos variados. A arquitetura é portanto mais oportunista que restritiva. A composição dos programas incentiva um alto grau de mobilidade dentro da escola, onde estudantes não mais aprendem sozinhos nas salas de aula, mas utilizam as áreas comunais também.

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Planta Primeiro Pavimento

O espaço amplo é proporcionado para atividades e movimento entre as áreas centrais do programa, criando uma variedade de atmosferas e espaços adequados para as necessidades de aprendizado e brincadeiras dos alunos. Aqui tomou-se especial cuidado na criação de espaço adicional para quebrar a rigidez do ambiente educacional, comumente visto nos edifícios de escolas tradicionais da China. 

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© neo Studio

O projeto dá igual importância na transmissão de conhecimento estruturado com a sala de aula e o aprendizado orgânico nos pátios da escola, proporcionando uma experiência educacional equilibrada.

Como resultado, a estratégia do paisagismo se torna o ator principal, mantendo o pátio da escola com quase a mesma área do terreno em si, enquanto acomoda 34.000 m² para abrigar 2.400 alunos e um total de 48 salas de aula. A combinação do espaço limitado com as necessidades do programa extensivo estimula uma solução de projeto inovador e fora do comum.

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Para maximizar as áreas externas e proporcionar paisagem vívida com espaços diferenciados, pátios, áreas de jogos e quadras esportivas, além da biblioteca, refeitório e ginásio estão integrados ao projeto paisagístico. As áreas associadas de cobertura são utilizadas como uma parte acessível do pátio. Essas áreas estão conectadas com o sistema geral dos jardins através de uma variedade de rampas verdes e escadarias de grandes proporções.

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Corte 1-1
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Corte 2-2

As salas de aula, assim como as salas dos professores, estão em alas lineares elevadas por colunas, criando uma forte relação entre os edifícios e a paisagem a medida que as áreas inclinadas acessíveis parecem escorregar para debaixo das salas de aula e as áreas comuns abaixo. O resultado é uma paisagem que não apenas proporciona áreas externas necessárias para o número de crianças, mas também incentiva brincadeiras inventivas e cria oportunidades para atividades ao ar livre que estão direta e indiretamente relacionadas com os processos de aprendizado da escola.

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As salas de aula são eventualmente interrompidas para criar pequenas áreas de estar, com capacidade para abrigar locais de estudo, para trabalhos extra classe, brincadeiras e exposições. Ao invés de isoladas do solo, as salas de aula estão conectadas aos jardins e programas abaixo através da variedade de pontos de acesso e escadas, criando uma infinidade de caminhos de circulação em toda a escola.

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Esses caminhos alternativos criam um ambiente estimulante enquanto oferece um alívio para a eventual circulação de uma escola com 2.400 alunos. O sistema de circulação conta também com duas passarelas metálicas, uma conectando as salas de aula ao norte e as do sul, e permitem que os alunos e funcionários tomem atalhos entre as salas de aula, além das vistas para as quadras esportivas.

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Um eixo norte e sul na parte mais ocidental do complexo conecta as quatro alas de salas de aula com um hall central e proporciona acesso aos jardins no segundo pavimento. Entre as diferentes opções de circulações para cada elemento do programa na escola, o eixo age como a orientação principal para os principais programas. O hall central, localizado dentro deste volume norte sul, se torna o núcleo do complexo: um grande hall de entrada de pé direito triplo para eventos importantes.

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Uma grande escadaria atua como o elemento central multiuso. Com grandes patamares, convida a encontros informais, proporciona espaço para leitura ou ponto de encontro. Além disso, o espaço pode ser utilizado como um anfiteatro para eventos especiais. As escadas se estendem para fora, conectando o grande Hall com o espaço primário de terraços jardins.

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A composição geral do complexo conversa com a educação da criança. Os jardins e o programa, em tons de cinzas simples, pavimento de granito e encostas vegetalizadas apresentam uma base sólida para o aprendizado.

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As quatro alas de salas de aula elevadas se diferenciam através de uma fachada vibrante de vermelhos e laranjas; o posicionamento de janelas de diferentes proporções criam um jogo coerente com o padrão irregular da fachada para alcançar uma imagem forte e mas ainda divertida. A vibração das cores pode ser vista de longe e se destaca no bairro que está inserido.

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Hefei, Anhui, China

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Hefei No.45 / VolumeOne" [Hefei No.45 Middle School / VolumeOne] 20 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794846/escola-hefei-n5-volumeone> ISSN 0719-8906

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